Setecidades Titulo Memória
Artibano Giannaccini. Artista da pedra. O trabalho duro de canteiro. E o dom para produzir obras de arte. Entalhes em Ribeirão Pires.

A história de Rubens Geannaccini, contada aqui em Memória e exibida pela TV do Diário do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/05/2025 | 02:30
Compartilhar notícia


“Este é o depoimento de um trabalhador aposentado de Santo André. Rubens Geannaccini, 95 anos, trabalhou em várias fábricas, desde os 15 anos, quando tirou sua primeira carteira profissional, ainda carteira de menor”.

Cf. Memória, 23-3-2025.

A história de Rubens Geannaccini, contada aqui em Memória e exibida pela TV do Diário do Grande ABC, abre caminho para outros personagens da família, mesmo que a grafia do sobrenome se diferencie entre os antigos.

O memorialista Pedro Manoel Cordeiro cita Artibano Giannaccini, da sua Ribeirão Pires.

“Artibano não foi apenas uma pessoa arrojada que trabalhou com pedras. No trabalho dos canteiros, ou escarpelinos, termo aportuguesado, era um artista”, narra Pedro Cordeiro.

“Artibano foi o tio mais velho do meu pai, um autodidata. Sabia tudo. Era inteligente. Passei minha infância ouvindo suas histórias. Um homem a frente do seu tempo”, relembra Tânia, filha do Sr. Rubens.

A FAMÍLIA

Pedro Cordeiro ouviu Theresinha Giannaccini, filha caçula de Artibano. E anotou:

Artibano nasceu em Lucca, na Toscana, Itália, em 1º de junho de 1894. E faleceu em Ribeirão Pires, em 16 de abril de 1967. Era filho de Pietro Giannaccini e Angela Salvador.

A família veio para o Brasil quando Artibano era um bebê de três meses de idade. Os Giannaccini residiram em Santos.

Artibano se casou com Olivia de Oliveira em 8 de junho de 1912. Tiveram seis filhas: Irene, Angelina, Anita, Pedrina, Odete e Theresinha; o casal teve mais dois filhos, nascidos em Santos e falecidos em Ribeirão Pires, um com dois anos e outro com três meses.

A primeira vinda para Ribeirão Pires ocorreu por volta de 1924. Artibano, no entanto, era muito determinado, indo para as cidades onde tinha trabalho nas pedreiras. Levava a família para as localidades onde houvesse serviço e sempre retornando para Ribeirão Pires, vindo definitivamente em 1941.

CONSTRUTORES

Menina, Tânia Geannaccini ganhou do tio Artibano dois álbuns de figurinhas que guarda até hoje.

Artibano construiu a calçada principal do Cemitério São José, em Ribeirão Pires. Seu irmão, Reinaldo, fez a calçada do convento em Itanhaém. Os dois eram artesões. 

Crédito da foto 1 – Acervo: Theresinha Giannaccini Peduzzi

O CASAL. Artibano Giannaccini e Olívia de Oliveira

Crédito da foto 2 – Acervo: Evelyn Giannaccini Netto

AS FILHAS. Theresinha (casada com Luciano Peduzzi), Pedrina (casada com João Netto), Odete (casada com Mario Netto, que foi prefeito de Ribeirão Pires por 45 dias, em 1962), Angelina (casada com Edmundo Pereira da Costa), Irene (casada com Nestor Rodrigues de Souza) e Anita (casada com Primo Mazine)

OBRAS DE ARTIBANO GIANNACCINI

3 - Ornamento da campa da família no Cemitério São José

4 - Calçada do Cemitério São José

5 - Vaso esculpido em pedra e preservado por Lucia Olivia Giannaccini

NAS ONDAS DO RÁDIO

GRANDE ABC E VOCÊ

O surgimento, nas décadas de 1950 e 1960 das pastelarias administradas pelos chineses, nos faz relembrar desta nova mania no Grande ABC.

Ainda transitavam veículos pela Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, quando funcionava, no Largo da Estátua, uma pastelaria com instalações simples: um balcão e uma moenda de cana-de-açúcar formando a dupla pastel com garapa.

Na mesma Oliveira Lima, dois destaques inesquecíveis: os lanches e o famoso cachorro-quente da loja Americanas.

Empresários e políticos se encontravam no bar Quitandinha, já que a Câmara Municipal ficava próxima.

Já os pastéis conquistaram bares, padarias, buffets, self-services; hoje viraram ponto de encontro nas feiras livres.

Produção, apresentação e texto de abertura: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9).

QUINTA AVENIDA

Nesta audição, o cantor e compositor italiano Sérgio Endrigo, vencedor do Festival de San Remo de 1968, e suas belas canções que fizeram sucesso em todo o mundo. 

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga.

No ar nesta sexta-feira a partir das 12h.

Para ouvir, acessar o site: www.radio365.com.br/radio-365-news/

EM 30 DE MAIO DE...

1905 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra) – A escola masculina instalada em 26 de janeiro (de 1905) nesta localidade até agora não recebeu a mobília escolar; nem se falam dos objetos didáticos.

O correspondente vai além, referindo-se às demais escolas do Município de São Bernardo (hoje Grande ABC): o que abunda nos grupos que são frequentados pelos poderosos, falta às escolas que são frequentadas pelos filhos dos pobres. 

Chicago, 25 – Foi condenado à morte o célebre polígamo John Hock, que se casou 17 vezes e matou várias esposas.

Bilbao, 26 (Agência Havas) – Foram presas 25 mulheres apontadas como cabeças de agitação entre os operários.

1955 – Abandonadas as obras da Radial Leste, em São Paulo.

Estava parada a obra do monumento ao soldado de 32. Governador Jânio Quadros vetava projeto de lei que concedia 23 milhões de cruzeiros para a conclusão. Veteranos se uniam para pressionar o retorno da construção.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Palestina, São Joaquim da Barra e Valparaíso.

São Joaquim da Barra foi elevado a município em 1917, quando se separa de Orlândia. Como povoado foi fundado em 30-5-1898.

Pelo Brasil, aniversariam em 30 de maio: Barracão, Santo Augusto (RS), Conceição do Araguaia (PA), Descoberto, São Felix de Minas (MG), Mâncio Lima (AC)

HOJE

Dia do Geólogo e do Decorador.

Santa Joana D’Arc

30 de maio

(França 1412-1431). Integrou o Exército francês para libertar o seu país dos ingleses. Obtém vitórias espantosas. Findo os combates, é entregue por seu país à Inglaterra e ali é sacrificada. Foi canonizada em 1920.

Ilustração: Paróquia Santa Joana D’Arc, em Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;