Nova federação oficializada em Brasília passa a ter papel de protagonismo pelo Grande ABC
Consolidada ontem em Brasília, a federação União Progressista, junção do União Brasil com o Progressistas, nascerá como uma das maiores bancadas de vereadores nas Câmaras do Grande ABC, ocupando 17 das 150 cadeiras a partir de 2026, a partir da regulamentação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O bloco passará a ter representatividade em todas as sete cidades da região, com destaque em Diadema, com cinco assentos, seguido de quatro cadeiras por São Caetano.
Desenhada nos últimos meses, a federação foi oficializada no salão nobre das Câmaras Federal, com caciques das duas legendas. Juntos, os partidos formarão a maior bancada no Legislativo federal, com 109 deputados, desbancando do topo o PL, que atualmente possui 91 parlamentares.
No Grande ABC, o União Progressista somará os noves vereadores do Progressistas com outros oito do União Brasil, alcançando o mesmo número do PL e ficando apenas atrás da Federação Brasil da Esperança (que une o PT, PV e PCdoB), hoje com 20 assentos. A aliança também será superada, em breve, pela fusão partidária do Podemos com o PSDB, que alcançará 18 parlamentares na região.
Por enquanto, parte dos vereadores ainda processa os desdobramentos dessa nova federação. Segundo Marcos Fontes, vereador de São Caetano, há a expectativa de se encontrar com o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Maurício Neves, para entender o cenário para o próximo ano.
“A tendência é assumir a presidência (municipal do Progressistas), algo que já é consenso entre a bancada (em São Caetano) e iremos conversar com o Maurício Neves para ver quais serão as próximas diretrizes, com a junção dos dois partidos”, disse.
Colega de bancada, Gilberto Costa comemorou a nova federação. “Acho que a palavra é grandeza. Com essa federação, seremos a maior bancada do Brasil. Teremos 109 deputados federais e 14 senadores. Em São Caetano, a gente sai de três para quatro vereadores e queremos que esse crescimento seja em harmonia pelo bem da cidade”, destacou.
Colaborou Wilson Guardia
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.