Benfeitorias foram entregues neste 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano, juntamente com WhatsApp para o cadastro de doadoras
Nesta segunda-feira (19), Santo André marcou o Dia Mundial da Doação de Leite Humano com a entrega das obras de revitalização do Banco de Leite do Hospital da Mulher. Além das melhorias no espaço, a unidade agora passa a contar com um veículo exclusivo para a realização de coletas domiciliares. Também foi divulgado um novo número de WhatsApp para o cadastro de doadoras.
“Este é um dia muito importante e de grande visibilidade para os bancos de leite de todo o País. Essa revitalização completa do Banco de Leite do nosso Hospital da Mulher significa a garantia de mais conforto para as mamães doadoras e um espaço ainda mais funcional para o relevante trabalho das nossas colaboradoras”, declarou o prefeito Gilvan Junior (PSDB), que esteve no local acompanhado da primeira-dama, Jessica Roberta.
A modernização do espaço incluiu pintura, troca de móveis, novos equipamentos e identidade visual atualizada, que também foi aplicada em freezers e refrigeradores. O Banco de Leite de Santo André possui áreas específicas como: sala de paramentação (onde as mães se preparam para a amamentação ou extração do leite), sala de pasteurização (responsável pelo controle de qualidade e conservação do leite doado), sala de distribuição, recepção e área de higienização dos utensílios.
Com capacidade para armazenar até 100 litros de leite por mês, a unidade atende não só a cidade de Santo André, como também Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano e regiões da Zona Leste da Capital próximas à divisa com o município. Atualmente, são recebidos em média 65 litros de leite mensalmente.
Embora o número de doações aumente com campanhas como a do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, é fundamental manter o fluxo de doações durante todo o ano. Por isso, a cidade promove campanhas contínuas para incentivar tanto a doação de leite quanto de potes de vidro com tampa plástica (como os de café solúvel ou maionese), que são indispensáveis para armazenar o leite materno.
LEIA TAMBÉM:
PM Ambiental detém quatro suspeitos por soltarem balão de 18 metros em Santo André
Novo canal de atendimento por WhatsApp
Agora, mulheres interessadas em doar leite ou potes de vidro podem se cadastrar via WhatsApp, no número (11) 4433-0123. “O Banco de Leite Humano é responsável por promover, proteger e incentivar o aleitamento materno. Com essa nova ferramenta e a tecnologia a favor teremos um cadastro mais eficaz e um número maior de doadoras, o que vai facilitar o contato com as mães”, comemorou Luciene Barbosa, supervisora do Banco de Leite.
A partir do cadastro, as doadoras serão avisadas sobre as coletas por mensagens, e o leite será recolhido diretamente em casa pelo novo automóvel que passa a atender exclusivamente o Banco de Leite.
“Após o cadastro, é feita uma avaliação da saúde da mulher lactante. Depois dos exames, ela recebe todas as orientações sobre como extrair e armazenar o leite em casa para que seja feita a coleta domiciliar, agora com carro próprio e exclusivo”, completou Luciene.
Além das melhorias estruturais e do novo veículo, foi apresentada a nova logomarca do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein. A identidade visual reformulada moderniza a anterior sem perder sua essência, transmitindo sensações de acolhimento e cuidado. O novo visual já foi aplicado no Banco de Leite e, segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Seno, será estendido aos demais setores da unidade:
“O leite doado é uma extensão direta do afeto materno e nosso Banco de Leite é um exemplo de política pública que funciona, com gestão eficiente e qualificada. Por isso, juntamente com a revitalização do espaço, o novo carro de coleta domiciliar e o cadastro pelo WhatsApp, anunciamos ainda a nova logomarca do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, que moderniza a original, sem descaracterizar sua essência, transmitindo cuidado e acolhimento em seus traços. A nova identidade visual já está no Banco de Leite e iniciaremos a substituição das fachadas e dos demais setores a partir de agora”.
Sobre a data
O Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, busca conscientizar sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento de bebês prematuros ou de baixo peso, que não podem ser alimentados pelas próprias mães.
LEIA MAIS:
Santo André libera vacina contra gripe para toda população; veja detalhes
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.