Setecidades Titulo Artigo
Paranapiacaba mira na Unesco

A parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, e a PUC Campinas é fundamental para o objetivo

Fabio Picarelli
Subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense
20/05/2025 | 09:17
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC


A parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, e a PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas é fundamental para um objetivo complexo e amplo: viabilizar o título de Patrimônio Mundial da Humanidade para Paranapiacaba junto a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A caminhada é longa e envolve várias questões a serem cumpridas. Entre 2008 e 2014 o Município se empenhou em inscrever a Vila, mas a falta de participação de uma instituição acadêmica no processo pode ter frustrado a iniciativa. O fato é que os anos passaram e hoje a realidade é outra. Bem mais favorável. Da parte que compete à administração municipal, a partir de 2018 recursos foram destravados e parcerias foram firmadas, o que possibilitou a recuperação de vários equipamentos em Paranapiacaba.

Nesses sete anos, só para citar alguns, a Vila teve de volta o primeiro campo de futebol com medidas oficiais, o Cine Lyra, o Museu Castelinho, a criação do auditório na casa incendiada e a Estação ferroviária. Outras reformas estão em andamento e mais obras estão em vias de negociação. Não podemos esquecer que a Vila passou a ser Subprefeitura na atual gestão do prefeito Gilvan Junior. Antes a gerência era dotada na Secretaria de Meio Ambiente.

Ainda temos um longo caminho a percorrer. E com a ajuda da PUC-Campinas a parte de pesquisas, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico, formação e treinamento de recursos humanos ficarão a cargo da instituição, que já fez trabalho para aprovação de outros sítios no Brasil.

A professora titular e pesquisadora da escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC-Campinas, Maria Cristina da Silva Schicchi, será a responsável pela coordenação do grupo. A vigência do convênio é de 18 meses, a contar de 17 de dezembro de 2024 até 17 de junho de 2026. A missão: conjugar esforços para a candidatura. Imprescindível a participação da comunidade local e a compreensão de todos.

O primeiro passo foi dado. Segundo a professora Maria Cristina é preciso criar metodologias e construir ferramentas de compartilhamento de conhecimento e de cogestão do território. A configuração de um plano de gestão é uma das exigências da Unesco.

Paranapiacaba possui atributos e valores bem claros para pleitear a candidatura. São fatores favoráveis o histórico ferroviário na cultura do café; a biodiversidade da Mata Atlântica; a preservação da arquitetura e urbanismo; e o patrimônio ambiental. Estamos na luta para ser o primeiro Patrimônio da Humanidade do Estado de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;