O Ministério da Agricultura divulgou nota oficial neste domingo, 18, sobre as ações contra a gripe aviária no País e para informar que "todas as medidas previstas no Plano de Contingência estão sendo realizadas com eficiência".
"Na área com raio de 10km onde se declarou a emergência (Montenegro, no Rio Grande do Sul), as vistorias de propriedades estão em curso e em ritmo acelerado. A área perifocal (raio de 3 km), já teve 29 das 30 propriedades rurais vistoriadas, com previsão de atingir 100% até o final do dia de hoje (18/05). Na área de vigilância (7km a partir do raio de 3km), já foram vistoriadas 238 de 510 propriedades", elenca o ministério.
A pasta explica ainda que, nas vistorias na área perifocal e de vigilância, apenas uma investigação de suspeita foi aberta, em área perifocal e em propriedade de subsistência, "o que recebe toda atenção e tratamento da Defesa Agropecuária, mas não possui impacto no comércio internacional, nem na segurança dos alimentos inspecionados".
"As amostras coletadas nessa investigação estão em trânsito para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, no município de Campinas (LFDA-SP) e serão processadas amanhã (19/05), com previsão inicial de resultado preliminar para o final do dia', explica a nota.
O ministério reafirma que na propriedade foco, em Montenegro, já foram descartadas todas as aves e seus ovos e está sendo realizada a limpeza e desinfecção de todas as instalações. "Adicionalmente informa-se que os ovos, provenientes da propriedade foco, foram completamente rastreados e a destruição destes está em andamento, para então se iniciar o processo de limpeza e desinfecção dos 3 incubatórios".
O Ministério da Agricultura também relata que há investigação em curso de uma propriedade no município de Aguiarnópolis, no Tocantins. Mas que a análise preliminar mostrou presença de Influenza A, "com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade". "A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados".
"O Mapa, por fim, esclarece que investigações de suspeitas são rotina na atividade da Defesa Agropecuária, e que em casos onde emergências são declaradas o sistema fica sensibilizado e o número de investigações tende a aumentar em um primeiro momento, o que reforça a robustez do sistema de Defesa Agropecuária do Brasil, que atende e trata todas as investigações com eficiência e transparência", destaca a nota do Ministério da Agricultura.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.