Internacional Titulo Habemus
Fumaça branca indica a eleição de um novo Papa

Sinal era aguardado por fiéis e observadores ao redor do mundo

Natasha Werneck
08/05/2025 | 13:25
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução


A tão aguardada fumaça branca surgiu na tarde desta quinta-feira (8) da chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso: um novo Papa foi eleito para liderar a Igreja Católica. O sinal, aguardado por fiéis e observadores ao redor do mundo, marcou o fim do processo de votação e o início de um novo capítulo na história da Igreja.


O conclave, realizado sob estrito sigilo, reúne cardeais com menos de 80 anos de idade para escolher o sucessor de Francisco. A eleição exige uma maioria qualificada — dois terços dos votos — e é selada com a tradicional queima das cédulas, cujo fumo branco indica que a escolha foi feita. Caso o resultado fosse inconclusivo, a fumaça seria preta.


A partir de agora, o ritual segue com uma série de passos solenes e simbólicos. O cardeal decano pergunta ao eleito se aceita sua designação e qual nome escolherá como Papa. Após sua aceitação, ele é conduzido a uma sala reservada conhecida como “Sala das Lágrimas”, onde se veste pela primeira vez com as vestes papais. Em seguida, o novo pontífice é apresentado ao mundo do balcão central da Basílica de São Pedro, com a frase tradicional: “Habemus Papam!” — “Temos um Papa!”


Até o momento, o Vaticano ainda não revelou oficialmente o nome do cardeal escolhido, mantendo o suspense entre os fiéis que lotam a Praça de São Pedro e os milhões que acompanham a cerimônia pelos meios de comunicação. A expectativa agora se volta para a aparição do novo Papa, que deverá conceder sua primeira bênção apostólica, o Urbi et Orbi, à cidade de Roma e ao mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;