Prefeitura e governo de São Paulo realizam projetos de infraestrutura; Marcelo Lima vai à intervenção municipal e conversa com moradores
A Prefeitura de São Bernardo, por meio Secretaria Municipal de Habitação, finalizou recentemente algumas obras de revitalização em parceria com o governo estadual, que estão beneficiando cerca de 3.400 famílias. Os bairros contemplados são Alvarenguinha, Serro Azul, Cooperativa e Vila Ferreira.
Em Alvarenguinha estão sendo feitas intervenções como canalização de córrego, pavimentação do sistema viário, redes de água e esgoto, praças e áreas de lazer. A região também será contemplada com projetos de recuperação da Represa Billings e regularização fundiária para proporcionar segurança jurídica aos moradores que vivem em imóveis irregulares. Em 2024, já foi entregue parte das obras, que seguem durante este ano. São 1.504 famílias beneficiadas.
Os projetos para o Serro Azul impactam mais de 400 famílias e incluem canalização de córrego, pavimentação do sistema viário, redes de água e esgoto, praças e áreas de lazer.
A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) está oferecendo habitação digna para 1.018 famílias, com a construção dos conjuntos habitacionais Cooperativa I, II e III e do Vila Ferreira. Os projetos incluem as obras de revitalização que as regiões demandam.
APROVADO
Em janeiro, a Prefeitura de São Bernardo lançou o programa Minha Rua Nova, que vai revitalizar o viário da cidade. Mais de 60 vias já foram totalmente recapeadas e receberam sinalização e outras 40 estão em obras. Ordens de serviço para recapeamento já foram assinadas nos bairros Vila Vitória, Vila Cruzeiro, Vila Carminha, Jardim Cláudia, Jardim Detroit, Alvinópolis e Riacho Grande. O investimento total é de aproximadamente R$ 18 milhões.
Uma das regiões que tiveram parte das obras finalizadas e recapeamento asfáltico, em 16 vias e uma travessa, totalizando dois quilômetros, além de nova sinalização, é a Vila Carminha. O prefeito Marcelo Lima (Podemos), percorreu a pé, na noite de sexta-feira (2), duas ruas e uma avenida do bairro. Para mostrar que o asfalto estava realmente liso, o podemista desceu um trecho da Rua João de Deus em cima de um skate, emprestado por um munícipe.
Ao longo de todo o passeio, o chefe do Executivo conversou com os moradores e perguntou sobre a qualidade do asfalto, que foi aprovado por quem conversou com Marcelo Lima. “A população reconhece que a gente tá trabalhando com dedicação e com seriedade”, afirmou o prefeito. “E a gente vai continuar trazendo melhorias, mobilidade, segurança, cuidando de todos, da periferia ao Centro”, completou.
O comerciante Francisco Demonther, 64 anos, foi um dos que aprovaram a mudança. “Ficou muito bem feito. Isso aqui estava bem ruim”, declarou. Segundo ele, as melhorias contribuem até para o seu comércio, um depósito de materiais de construção. “Atrai mais compradores, porque as pessoas sabem que, por aqui, dá para circular de carro com mais segurança agora”, pontuou. Walter Pereira Mendes, 67, foi outro morador a aprovar as intervenções. “Melhorou 100%. Fazia muito tempo que essa região aqui não recebia asfalto novo”, afirmou.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.