Adelino Faccioli narra uma história que em muitos pontos bate com a de tantos adolescentes em busca de trabalho numa região que se industrializava
“Santo André, terra de sonhos a sonhar. Aquele jovem determinado, nordestino, que deixa sua terra ainda menino, com sua família vem, sem medo de lutar”.
Versos do “Soneto para meu pai”, de Luiza Maria Souza Campos (volume 2 de ‘Poemas da Cidade’ - Ed. Coopacesso, 2015).
Luiza Maria nasceu em Cedro (Ceará). Amante da fotografia e catequista.
O ano, 1961. Aos 14 anos, cursando a segunda série ginasial, o andreense Adelino Faccioli toma um ônibus em direção a São Bernardo. O sonho de todo mundo era trabalhar na Volkswagen do Brasil, que estava admitindo.
Esta é a parte final da entrevista que Faccioli concedeu à TV do Diário do Grande ABC. E que final. À medida que o entrevistado vai recordando, a gente se coloca no lugar dele e percebe que passamos por experiências semelhantes.
Hoje sessentões e setentões, aqueles jovens funcionários, sem o saber, viviam o momento de transformação do ABC que se expandia a Leste e Sul do Grande ABC, com os novos municípios.
Confiram:
1 – Trabalhos informais.
2 – Filas às portas das montadoras.
3 – Contato com os mais velhos, vários estrangeiros que viveram os horrores da Segunda Guerra Mundial.
4 – Amassando barro.
5 – O ônibus-correio da Mercedes-Benz.
6 – Aviso por telegrama.
7 – A evolução profissional.
ADELINO FACCIOLI
Santo André, 16-9-1946
Filho de José Faccioli, natural do Espírito Santo do Pinhal e que cresceu em São João da Boa Vista antes de vir para Santo André
Ana Avanzi Faccioli, mãe, nascida em Vargem Grande do Sul.
Família (esposa, Ednira Elisabete Maida Faccioli; filhos, Maristela, André e Tatiana; netos, Luísa e Tito.
Formação: colegial
Mensagem: os irmãos de berço na Siqueira Campos: Antônio Roberto Suozzi (falecido), Fábio Messias Suozzi, Flávio Bigliazzi, e Dagoberto Drago.
NO AR
A conversa com o memorialista Adelino Faciolli está no site do Diário – www.dgabc.com.br; e nos Instagram, Facebook e Youtube.
Crédito da foto 1– Coleção: Folha do Povo; divulgação: Adelino Faciolli
MERCEDES-BENZ. Vi na paisagem aquela estrela. A torre e igrejinha da Record. A estrada com paralelepípedos e calçadas de barro. Tinha chovido. Pisava no barro. Os pés enlameados. Não custa tentar uma colocação
MAUÁ - 1
Estou terminando meu trabalho de mestrado na Unifesp com o estudo da História da Educação da cidade de Mauá – “Lições do Passado para a Educação do Presente: Valorização da História da Educação na Cidade Mauá”.
Conversamos com “Memória” logo que iniciei meu curso, e em algumas vezes nos encontros dos memorialistas do ABC.
Dia 7 participei de uma live direcionada aos profissionais da Educação da cidade para contar o meu percurso da pesquisa. Um sucesso. Mais de 1.500 pessoas ao vivo. O vídeo já alcançou mais de 4.000 acessos. Na live destaquei a contribuição da página Memória, sobretudo com o livro “De Pilar à Mauá”.
É muito gratificante perceber que muitas pessoas ainda se interessam pela história.
Segue o link da live. https://www.youtube.com/watch?v=YE13WQK3EPc&t=26s
Daniele Alves da Silva - Mauá
MAUÁ – 2
O Barão e Visconde de Mauá, patrono da nossa querida cidade abeceana, teve uma importante presença no Uruguai. Mauá possuiu o maior banco daquele país durante o século 19, o Banco Mauá y Cia. O barão também possuiu um dique na capital do país (atualmente pertencendo à Marinha), e chegou a ter uma propriedade na cidade de Mercedes, no interior do Uruguai. Ali ele construiu uma grande residência, que ficou conhecida como Castillo Mauá.
A memória do empresário brasileiro é preservada até hoje naquela construção, hoje um museu e um parque. Nessa área, hoje pertencente ao departamento (o que seria o equivalente aos nossos Estados) de Soriano, se produz, até hoje o Vinho Mauá, consumido localmente. Eu estive lá em 2007 e tirei uma série de fotos, tendo chegado a fazer uma apresentação em power point, a qual cheguei a apresentar no Museu Paulista, e num evento da Sociedade Memorial Barão de Mauá, presidida por seus descendentes, no Rio de Janeiro.
Veja se isso interessa ao encontro dos memorialistas da região, bem como ao IHGSP. Como esse tema é praticamente desconhecido no país, acho importante a circulação desse conhecimento.
Renato Alencar Dotta
USCS
NOTA DA MEMÓRIA
Prezado professor Renato. Excelente. Sua sugestão já faz parte da pauta dos memorialistas do Grande ABC.
CHÁCARA MIMOSA – 1
Um casarão na Avenida Portugal (Memória, dia 19) Gostaria de comentar que eu e a professora Ana Lara realizamos na Fundação Santo André uma pesquisa que procura fundamentar o reconhecimento, como Paisagem de Interesse Cultural, o remanescente do Sítio Tangará, tendo-o como vetor das transformações urbanas de Santo André.
Tomando conhecimento do interesse de Maria Claudia Ferreira e das suas pesquisas iconográficas de Santo André, gostaríamos de ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, visitando a Casa Amarela e nosso campus, para partilharmos as pesquisas.
Enrique Staschower - Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André
CHÁCARA MIMOSA - 2
Que belo achado da Maria Claudia. Cumprimente-a por mim.
Alexandre Takara - Orientador desta página Memória
CHACARA MIMOSA - 3
Maravilha. Material histórico importantíssimo.
Antonio de Andrade - Santo André
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 29 de abril de 1995 – Edição 9000
MANCHETE – Governo recua e reduz taxa de importados: eletrodomésticos passam a ter alíquota menor.
MOVIMENTO SINDICAL – Terminava a greve dos professores da rede estadual. Foram 34 dias parados. O professorado reivindicava piso salarial de 210 reais; conseguiram 200.
INTERNACIONAL – Mortos em explosão na Coreia do Sul chegavam a 103.
PONTO DE VISTA – Os abutres do lixão de Mauá.
Algumas descobertas anunciadas como bombas não passam de traques.
Artigo de Afanasio Jazadji, deputado estadual.
FUTEBOL – Final do Mundial de Juniores: Argentina 2, Brasil 0, em Doha, no Catar.
HOJE
Dia Internacional da Dança
Dia da criação do Conselho Nacional do Petróleo, em 1938.
Dia da Criação da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), em 1994.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Campos do Jordão. Elevado a município em 1934, quando se separa de São Bento do Sapucaí.
No total, aniversariam 94 municípios brasileiros em 29 de abril, 35 dos quais no Estado da Paraíba.
Santa Catarina de Siena
29 de abril
Religiosa italiana (1347-1380). Autora de obras como o livro “Diálogo sobre a Divina Providência”, lido, estudado e respeitado até hoje.
Texto e ilustração: Arquidiocese de São Paulo
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.