Os prêmios mais recentes adicionados à coleção de Ainda Estou Aqui foram conquistados durante os Prêmios Platino del Cine Iberoamericano, que reconhece filmes e séries da América Latina, Espanha e Portugal. A cerimônia aconteceu no dia 27 de abril no Palácio Municipal IFEMA Madrid, na capital da Espanha.
O longa-metragem levou para casa um total de três estatuetas, correspondentes às categorias de Melhor Filme Iberoamericano de Ficção, Melhor Direção pelo trabalho de Walter Salles e Melhor Atriz pela performance de Fernanda Torres. Valentina Herszage, que viveu Vera Paiva na produção, e o profutor Rodrigo Teixeira estavam presentes na premiação e receberam os troféus no lugar doa artistas, que estavam ausentes.
Ao subir no palco para pegar a estatueta vencida por Fernanda, a artista leu palavras deixadas pela intérprete de Eunice Paiva em agradecimento:
- Eu gostaria muito de estar presente essa noite, mas infelizmente isso não foi possível devido a compromissos de trabalho. Quero dizer que é uma honra imensa receber esse prêmio. Sou fruto da cultura Iberoamericana, a península ibérica é minha segunda casa e esse reconhecimento reforça em mim o orgulho de fazer parte de uma força cultural que no cinema pariu artistas da dimensão de Luis Buñuel, Pedro Almodovar, Alejandro González Iñárritu, Alfonso Cuarón, Ricardo Darín, Javier Bardem e Marisa Paredes.
E continuou:
- Esse é um filme sobre uma família, feito por uma família de artistas e fico feliz de recebê-lo pelas mãos de Valentina Herszage, minha filha na ficção, que representa não só a mim aqui nessa noite, mas também ao Selton, à Luisa, à Bárbara, ao Guilherme e à Cora. Sem eles minha Eunice jamais existiria. Eu agradeço profundamente ao Walter Salles, meu irmão, meu amigo e parceiro de tantas décadas, a honra de ter habitado a pele dessa mulher. Walter é o coração desse filme raro, tão humano e delicado sobre a brutalidade da ditadura militar do Brasil, uma das tantas que se espalharam pelas américas durante o período da Guerra Fria.
O Brasil quebrou o recorde de indicações ao concorrer a onze categorias na premiação. A série Senna também foi premiada, levando o troféu de Melhor Criador de Série pelo trabalho de Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patricia Andrade.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.