Editorial Titulo Editorial
Mais segurança nas ruas
Da Redação
17/04/2025 | 09:58
Compartilhar notícia


O avanço da criminalidade em Santo André, inclusive em plena luz do dia, impõe a necessidade de resposta firme das autoridades. A Operação Impacto Integrada Santo André mais Segura surge, assim, como iniciativa fundamental diante da inquietação crescente da população, que vê seu cotidiano ameaçado por transgressões cada vez mais ousadas. O reforço do efetivo com tropas especializadas atende a um clamor legítimo por proteção. Ao solicitar diretamente ao governo estadual a intensificação do patrulhamento, o prefeito Gilvan Junior (PSDB) agiu dentro do que se espera de um gestor que está atento às demandas locais e demonstra comprometimento com o bem-estar coletivo.

A sociedade andreense está em pânico, daí a importância do anúncio. O envio de mais de 100 agentes, 39 viaturas e a mobilização das forças estaduais e municipais refletem um esforço conjunto que precisa ir além da repressão imediata. A presença ostensiva da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal deve inibir delitos, especialmente aqueles que afetam diretamente a vida urbana, como furtos e roubos, cuja frequência preocupa moradores de bairros como Santa Maria, Campestre e Parque das Nações. Ao mesmo tempo, a operação tem o papel simbólico de restaurar a confiança da sociedade em suas instituições, demonstrando que o Estado está presente e atuante nos territórios mais vulneráveis.

Por fim, mas nem por isso menos importante, é imprescindível que todo esse aparato policial que participa de mobilização especial em Santo André opere dentro dos limites legais, com respeito absoluto aos direitos humanos. A eficácia da segurança pública não pode ser medida apenas pelo número de prisões ou confrontos, mas também pela capacidade de preservar vidas, inclusive a de suspeitos. O combate ao crime deve ocorrer com responsabilidade e equilíbrio, garantindo que a atuação das forças seja fundamentada, transparente e pautada pela legitimidade. Somente assim será possível construir uma cidade mais protegida, onde a força do Estado se manifesta pelo respeito à cidadania.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;