Diarinho Titulo Passo a passo
Chocolate: um convite ao preparo da própria páscoa

Crianças têm dicas para o confeito da principal delícia da temporada

Lays Bento
13/04/2025 | 11:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


A uma semana da Páscoa, já é possível sentir o cheirinho de chocolate! Considerado um dos ingredientes mais versáteis (e deliciosos) da culinária, o doce pode ser preparado em diversos formatos e cores, desde que respeitados alguns cuidados e truques. O passo a passo foi apontado por crianças que produziram os ovos de Páscoa sob olhar do Diarinho. 


Para alcançar o objetivo, alguns detalhes, como temperatura e tipos de ingredientes, fazem a diferença ao derreter, montar e tirar o ovinho da forminha. Laís Fantuzzi, 8 anos, de São Bernardo, já preparou chocolate em diferentes sabores e formatos com a família paterna, mas ainda prefere comer o oval e ao leite. “Fizemos de cenoura e em formato de coelho. Mas os ovos tradicionais ainda são os melhores”, conta. 

Segundo ela, o preparo na Páscoa é um dos momentos mais divertidos do ano. “Inclusive, minha dica para as outras crianças que farão seus próprios ovos é montar no mesmo dia em que for comer. É melhor para desmoldar”, diz Laís, juntamente com a amiga Maria Eduarda Gonçalves, que completou 9 anos na sexta-feira (11). 

Para a aniversariante, que pretende ser confeiteira e fez questão de comemorar a data ensinando os amigos a mexer com chocolate, junto com a empresa de personagens Senhor Magia, aproveitar a confecção é o principal momento. “Se divertir tem que ser a prioridade”, incentiva a garota.
 

A ESCOLHA 

Branco, ao leite e meio amargo: você sabia que uma curiosidade sobre as diferenças entre os três sabores está nos ingredientes de cada um? Para algumas pessoas, o primeiro deles sequer pode ser considerado chocolate, já que não leva cacau, tendo apenas a manteiga da fruta, açúcar e leite. Assim como o amargo pode ser considerado o mais saudável entre os três, por equilibrar melhor a doçura e o cacau.


Mas para escolher qual o sabor favorito para montar um ovo de Páscoa, uma outra característica do chocolate deve ser levada em conta. De acordo com Bruna Siqueira, coordenadora na casa de eventos Mel Rosa, em São Bernardo, o que faz a diferença na decisão, para dar aquela casquinha crocante ao ovo, sem que derreta na mão, acaba sendo o quanto há de gordura em cada barra. Essa questão faz com que, para um preparo mais prático, seja preferível investir na compra de um produto fracionado. “Se não for este chocolate, o minichef precisa derreter metade da quantidade que usará e depois juntar com o restante do ingrediente que estará em temperatura ambiente. Chamamos isso de temperagem”, explica a especialista.

Para evitar queimar o chocolate no derretimento, outra dica é a paciência. No micro-ondas, a recomendação é deixá-lo por apenas 30 segundos, retirar, mexer e só repetir este processo se o doce ainda não estiver 100% derretido.

“Minha mãe sempre diz que quem é impaciente come cru. É fácil fazer, mas precisa ter paciência para não comer antes de pronto, além de saber a hora de parar”, finaliza Pedro Yasui, 11 anos, que acompanhou na oficina o irmão Antônio, 9. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;