Preços altos e tecnologia: como as companhias aéreas dos EUA estão lidando com a volta do turismo

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Paulo Basso Jr.

Com o avanço da vacinação contra covid-19 nos Estados Unidos, a busca por passagens nas companhias aéreas dos EUA cresceu 75% nos últimos meses, de acordo com números divulgados pela plataforma de reservas SkyScanner. Os valores dos tíquetes de voos internos, por sua vez, aumentaram 9,5% em abril de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, segundo um relatório divulgado pela U.S Travel Association, enquanto os internacionais subiram 13,1%, conforme pesquisa feita pela Bernstein.

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Especialistas acreditam que, em alguns meses, a procura por passagens aéreas irá se estabilizar, e a tendência é que os preços caiam um pouco. Enquanto correm atrás do prejuízo acumulado em 2020, Delta, American Airlines e United, as principais companhias aéreas dos EUA, vêm se ajustando para atender às novas exigências do consumidor, cada vez mais interessados em medidas de limpeza e serviços digitais.

Divulgação – Delta
Máscaras seguem obrigatórias a bordo

 

Por enquanto, o uso de máscaras faciais nos aeroportos e durante os voos segue sendo uma exigência do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos para todos os passageiros, a despeito de o artefato ter sido dispensado para quem estiver completamente vacinado na maioria dos ambientes externos ou internos locais. Fora isso, cada empresa está criando suas próprias regras para garantir a segurança dos viajantes e, acima de tudo, conquistá-los.

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Novidades das companhias aéreas dos EUA

O Rota de Férias fez um apanhado das medicas aplicadas pelas principais companhias aéreas dos EUA diante da volta do turismo no país. O cenário pode revelar algumas tendências que serão aplicadas futuramente no Brasil. Confira:

Delta 

A Delta foi uma das companhias aéreas dos EUA que mais anunciou medidas de segurança durante a pandemia. A companhia foi a última dentre as áreas americanas a voltar a vender os assentos da fileira do meio dos aviões, o que ocorreu em março. Agora, a empresa aposta em medidas de segurança e serviços digitais para a volta do turismo no país e algumas viagens internacionais. Entre as diretrizes divulgadas, destacam-se:

Divulgação – Delta
Máscaras seguem obrigatórias a bordo

 

  • Manutenção das medidas de limpeza e segurança do programa Delta CareStandard que, aliado a serviços touchless, minimizam os pontos de contato nos aeroportos e a bordo.
  • Lançamento no Aeroporto Metropolitano Wayne County, em Detroit, da primeira opção de reconhecimento facial para viajantes domésticos usando uma identificação digital composta pelo número de passaporte e a filiação TSA. O serviço será expandido para entrega de bagagem e embarque ainda neste ano, de modo que os passageiros não precisem parar em pontos de identificação em nenhum momento.
  • Implementação de recipientes antimicrobianos em esteiras de controle automatizado nos aeroportos de Atlanta, Minneapolis/Saint Paul, Los Angeles, Nova York-LaGuardia e Nova York-JFK
  • Disponibilização de tecnologia tap-to-pay a bordo, que transforma aparelhos celulares em terminais de pagamento.
  • Uso de iluminação LED antimicrobiana acima da pia e da bancada dos banheiros de algumas aeronaves.
  • Sistema wi-fi de alta velocidade nas rotas domésticas, ao custo de US$ 8 por voo e por dispositivo.

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American Airlines

A American Airlines focou a manutenção da flexibilização das passagens para atrair passageiros durante a volta do turismo nos EUA. Veja algumas medidas que estão sendo aplicadas pela companhia aérea no momento:

Divulgação – American
American ficou mais flexível

 

  • Comidas e bebidas estão sendo oferecidas apenas nos voos mais longos e na cabine principal. A companhia permite, no entanto, levar lanches e refrigerantes a bordo para consumir durante seu voo.
  • Não há mais taxas de alteração de datas para os voos domésticos e internacionais de curta distância. A medida também vale para voos internacionais de longa distância, como os que partem e chegam do Brasil, mas apenas para quem comprar passagens para as cabines Premium, Econômica Premium e Principal.
  • As tarifas da Econômica Básica de voos internacionais compradas a partir de 1º de abril de 2021 não são reembolsáveis e não podem ser alteradas.

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United

Protocolos de limpeza e flexibilização nos agendamentos também passaram a fazer parte da realidade da United. Confira algumas diretrizes estabelecidas pela companhia aérea americana:

Divulgação – United
United pretende manter parceria com a Clorox

 

  • Não há mais taxas de alteração para quem faz voos domésticos, entre os EUA. México e Caribe, ou ainda na perna dos EUA para destinos internacionais para quem comprar tarifas das classes Econômica, Economy Plus, Firs, Business e Premium Plus.
  • Manutenção da parceria com a Clorox nos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronaves.
  • Consolidação dos protocolos de segurança da Cleveland Clinic, que estabelece, entre outras medidas, desinfetar áreas de alto contato, como descansos de braço, maçanetas e cintos de segurança. fornecer higienizador de mãos e outros produtos de higiene aos funcionários, oferecer lenços para higienização das mãos aos passageiros no momento do embarque, usar nebulização eletrostática antes do embarque para desinfetar as cabines e adotar filtros HEPA para remover a menos 99,97% das partículas transportadas pelo ar.

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