'ReAlices: narrativas artevisuais’ inaugura a exibição presencial no Sesc Santo André

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Matheus Silva Moreira<br>Especial para o Diário

O Sesc Santo André exibirá, até o dia 30 de julho, a exposição ReAlices: narrativas artevisuais, a proposta é trazer a interpretação artística de oito artistas - muitos deles arte-educadores - sobre a obra literária de Lewis Carroll. Será o primeiro evento presencial do Sesc, onde o público poderá visitar a mostra gratuitamente, mediante a um agendamento prévio feito na página da unidade na Internet (sesc.org.br/exposicoes). No local, as atividades presenciais seguem protocolos de órgãos de saúde pública para evitar o contágio e disseminação da Covid-19.

Seis momentos-chave do percurso de Alice no País das Maravilhas estão sendo interpretados pelos oito artistas a partir de técnicas diversas: Guta Moraes (Floricostura) com feltragem a seco, Mauro Yamaguti com muralismo, Renan Santos com ilustração, Nicole Bustamante com desenho em nanquim, Mariana Ser com fotocolagem, Ariádine com papercutting, Alex Rodrigues e Daniel Esteves com história em quadrinhos. O intuito é que o público seja a Alice enquanto os artistas representam os tradutores do que ela viu no país das maravilhas.

A exposição foi desenhada para transformar a cenografia atual da galeria em páginas imaginadas pela personagem título do livro. A ativação do espaço da unidade também colabora com a ideia da narrativa, já que se trata de um grande corredor, onde é possível imaginar um caminho cronológico transformado de acordo com os espaços em que Alice passa.

Os artistas foram provocados por Priscila Xavier e Tatiana Fujimori, do núcleo artístico do Sesc e curadoras da exposição, a se inspirarem em capítulos do livro que evocam imagens bem conhecidas pelo público, como o "chá maluco" com o Chapeleiro, o encontro com a Rainha de Copas, a queda na toca do Coelho e muitas outras.

"Dividimos todos os capítulos entre os artistas pensando nas imagens que poderiam ser representadas a partir de técnicas com que cada artista tem mais afinidade", explicam as curadoras, complementando que todos tiveram total liberdade poética para recriar o país das maravilhas, o que resulta tanto em imagens mais próximas das trazidas pelo livro quanto por outras mais abstratas.

O Sesc fica na rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. E a exibição acontecerá de terça a sexta, das 11h às 19h e ficará em cartaz até o dia 30 de julho.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados