Diversão garantida

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Ruth Rocha lança almanaque que ajuda as crianças a refletirem sobre o tempo e curiosidades
 
 
Ruth Rocha, 89 anos, entende de criança. Não à toa dedicou grande parte de sua vida a escrever para os pequenos. Tanto que agora acaba de lançar o Almanaque do Marcelo e da Turma da Nossa Rua (Salamandra), em parceria com sua filha e antiga leitora, Mariana Rocha. As ilustrações são de Mariana Massarani. “O almanaque é uma reunião de coisas variadas, algumas engraçadas, outras úteis, bizarras, histórias, poemas. Criança gosta um pouco desse tipo de coisa variada, que não é sempre a mesma coisa. Como elas geralmente têm gostado dos meus livros, vão gostar do que eu escrevi”, acredita.
 
Na publicação, o seu personagem principal, Marcelo, Marmelo, Martelo, percorre, junto com a turma,  todo o calendário, que apresenta diversas curiosidades pelos meses do ano. Em mais de 120 páginas, os personagens ensinam que o Brasil não tem a maior floresta do mundo, mas sim a maior praia, ou que um em cada dez habitantes da Ásia Central é descendente do imperador mongol Gengis Khan.  
 
Também ensinam algumas diferenças do português do Brasil e de Portugal, o que está por trás de cada data comemorativa, as mulheres influentes na história do mundo e como reciclar papel em casa. Ruth quer ver é a criançada sorrir. Para ela, os pequenos passarão muito melhor de tudo o que temos vivido, inclusive durante a pandemia, do que os adultos.
“As crianças vão se recuperar. Os adultos é que estão mal, sentem esse vazio, essa impotência. Estou impressionada com a burrice humana. Essa gente que se une, pega doença, o (Donald) Trump fez uma festa e um monte de gente ficou doente. É de uma insensibilidade, de uma bobagem impressionante. As crianças convivem mais com a família, dependem dos pais. Se a família for alegre, que goste de criança, que brinque com elas, procure coisas para ela fazer, vai ultrapassar isso com certeza”, finaliza Ruth.
 
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados