Abacate, o queridinho

Chegamos no outono. A estação em que os dias são quentes e as noites são mais frias. Aproveitar os alimentos de acordo com cada safra é a melhor estratégia para baratear as refeições e ingerir alimentos nutricionalmente mais equilibrados. Agora estamos na época do abacate. Esta fruta exótica, que por muito tempo foi tida como vilã, volta para o cenário em grande estilo.

Rico em calorias e gorduras, a matemática por si só não nos estimula a consumi-lo: cada 100 gramas da fruta contêm, em média, 160 Kcal. No entanto, as gorduras monoinsaturadas, especialmente o ômega 9, são excelentes aliadas na redução dos níveis de colesterol (e no aumento da fração HDL – o famoso colesterol bom), além dos triglicerídeos. Pesquisas mais recentes sugerem que previne alguns tipos de câncer, melhora a resposta glicêmica de pacientes diabéticos e, por ser rico em vitamina E, diminui quadros de esteatose he­pática (gordura no fígado).

O abacate tem sido muito utilizado com o objetivo de diminuir as gorduras na região abdominal e de au­xiliar no emagrecimento, devido às altas concentrações de beta-sitosterol. Essa substância inibe a liberação do cortisol (hormônio do estresse), diminuindo a formação de gordura na região abdominal. Além disso, as gorduras da fruta aumentam a sensação de saciedade e adiam a fome. Porém, aqui vale a lei da moderação para os benefícios não irem por água abaixo. É recomendado apenas uma colher de sopa ou uma fatia fina na refeição.

Rico em glutationa, é um aliado à estética, pois me­lhora os quadros de acne e celulite. E para os fitness de plantão, consumir abacate antes de dormir estimula a produção do hormônio do crescimento (GH), que tem o pico de produção à noite, ajudando no estímulo do crescimento da massa muscular. Para preservar as ca­racterísticas da fruta depois de aberta, mantenha o caroço, cubra com filme plástico ou papel-alumínio e mantenha-o em geladeira. Seu gosto neutro faz, muitas vezes, com que as pessoas usem artifícios adocicados para consumí-lo. Para não cair em tentação anote uma receitinha que ajuda a diminuir a vontade de doce e ainda tem benefícios funcionais.

 

Ingredientes:

½ abacate médio

2 xícaras (chá) de água gelada

1 colher (sopa) de chia hidratada (deixe de molho em 100 ml de água por 20 minutos)

2 colheres (sopa) de cacau em pó orgânico

1 colher (sopa) de açúcar de côco

Modo de preparo: Liquidifique todos os ingredientes até obter consistência de mousse. Enforme em recipiente de vidro e leve em geladeira por no mínimo 4 horas.