Olhar superior

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Arquiteto dá dicas inspiradoras para um espaço que geralmente não é pensado na decoração: o teto 
 
 
Quem pensa em mudar a decoração geralmente visualiza uma parede diferenciada, a troca do piso e quais móveis devem escolher. Mas existe um espaço, presente em quase todos os cômodos, que também pode dar um toque e tanto na reforma: trata-se do teto. Mas tem profissional que costuma ‘ter um olhar superior’ e, por isso, também pensa de que maneira esta superfície pode ser mudada. 
 
É o caso do arquiteto goiano William Hanna, que desde o início de sua carreira se despertou para isso. “Logo que comecei participei da Casa Cor Goiânia, em 2010, e fiz um ambiente com teto em espelho. Houve muita repercussão e percebi que era um local importante de ser trabalhado”, relembra.
 
Em um de seus recentes trabalhos, os decorados do Moove Home Brasal, o arquiteto e designer de interiores ressaltou o teto em alguns dos ambientes. Logo no hall que dá acesso aos decorados já é possível perceber a integração do espaço, visto que as faixas de madeira que sobem pela parede se estendem ao teto, bem como a pintura. “Quando as pessoas chegam no hall têm um impacto visual, o correr do olho as faz olharem para o teto. Instiga a pessoa a querer ficar mais no ambiente”, explica Hanna.
 
 
No apartamento decorado de 69 m², o teto da entrada e da cozinha é constituído de MDF amadeirado. “Isso permite uma identidade com a casa, traz aconchego para o dia a dia e causa também um impacto visual. Em ambientes menores quando trabalhamos o teto ganhamos visibilidade para o espaço, o tornando atrativo”, salienta o arquiteto. “Gosto de mostrar que todos os espaços podem ser aproveitados e também gosto de fazer locais aconchegantes”, afirma.
 
O teto trabalhado pode ser um diferencial no espaço e dar um ar mais moderno ou sofisticado, quando trabalhado de forma apropriada. O decorado de 119 m² possui dois ambientes onde o teto chama a atenção dos visitantes. O primeiro é no lavabo, onde um ripado cinza foi instalado da parede ao teto. “Quando faço um decorado o retorno que tenho dos visitantes acontece através dos corretores e eles sempre me falam que os comentários sobre o lavabo são muito positivos, que os clientes estão apaixonados”, conta.
O outro espaço com esta superfície trabalhada é o quarto do garoto, onde foi instalado um MDF quadriculado em verde-escuro, mesmo tom usado em outros detalhes do ambiente. O segredo para decorar sem errar é ter um projeto de decoração bem elaborado para que haja harmonia com o restante do espaço e evitar o excesso. “Trabalhar o teto se tornou um diferencial no design de interiores. É preciso ter alguns cuidados, como com a cor, decorar sem ser pejorativo e tornar o ambiente atrativo com elementos visuais marcantes. Eu gosto muito, tanto que todos os tetos do meu escritório são trabalhados. Lá usei cimento queimado, papel de parede e lâmina de madeira”, descreve o profissional.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados