Bom princípio

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Nunca tive como prática, quando criança, pedir o chamado ‘bom princípio’. Aliás, nem sabia do que se tratava. Certa vez, já adulta, um garoto me parou na rua para fazer tal pedido e eu achei ‘bonitinho’, apertei sua mão desejando ‘feliz ano novo’ e notei em seu rosto o ponto de interrogação. Só então vi uma senhora dando dinheiro ao irmão dele e percebi a razão da decepção do menino.

Há quem diga que esta prática nasceu na Itália. Outros defendem que foi em Portugal ou na Espanha. Embora não se saiba a origem correta, sabe-se que é uma tradição que data da Idade Média em que as crianças saiam pedindo dinheiro  para comprar doces depois da missa que celebrava a passagem do ano, desejando um bom princípio a quem as presenteava. 

Pensando na simbologia do ato, acho que podemos usá-lo como metáfora neste início de 2019. Só que com uma alteração: desejar e fazer o bem sem pedir nada em troca. Apenas agradecer o que vier de bom, fazer meus planos e seguir em frente, a exemplo da atriz que estampa a capa da Dia-a-Dia Revista, Camila Queiroz, que acaba de estrear no horário das 19h a personagem Vanessa, de Verão 90. “Estou na fase em que agradeço mais do que peço. Sou tão grata por tudo o que conquistei, por tudo o que aconteceu na minha vida. Mas acho que quero fazer mais teatro e cinema. São objetivos que quero colocar em prática”, reflete durante a entrevista. O que ela ‘pede’ em troca é apenas reconhecimento do seu esforço e a liberdade de levar seu trabalho da melhor forma possível.  “Construí cada etapa da minha carreira, trabalhei muito para estar vivendo o que vivo hoje.” Ótimo exemplo. 

A revista também detalha, na reportagem especial, o que especialistas esperam dos próximos quatro anos, tendo por base as propostas do novo governo de Jair Messias Bolsonaro (PSL). Confira também dicas de beleza do hairstylist e coordenador técnico da Taiff, Douglas Moura, que aponta as tendências de corte para os próximos meses; vitrines especiais de volta às aulas e Carnaval, além de dicas para cultivar plantas em casa. E não se esqueça: pratique ‘o bom princípio’ sem olhar a quem. Feliz 2019!

Miriam Gimenes

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados