Pré e probióticos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

Os probióticos são micro-organismos vivos que habitam nosso intestino. Quando administrados em quantidades adequadas, auxiliam no funcionamento do mesmo, nos protegendo de bactérias maléficas e trazendo benefícios. Eles realizam papel de extrema importância quando ingeridos, como, por exemplo, atuando na produção de vitaminas, em especial nas do complexo B, fundamental para o metabolismo da energia, e a K, essencial para coagulação do sangue.

Além disso, auxiliam no sistema imunológico, proporcionando proteção contra as bactérias ruins e melhorando tanto a função digestiva quanto a saúde geral do organismo. É possível encontrar probióticos em alimentos fermentados, como iogurtes e leites, os mais conhecidos são os chamados lactobacilos.

Já os prebióticos são ingredientes alimentares não digeríveis, como as fibras, que estimulam o crescimento das bactérias boas (probióticos) no sistema digestório e que são benéficas. Quando ingerimos fibras prebióticas, a fermentação que ocorre no intestino auxilia na reabsorção de água e eletrólitos, além da produção de ácidos graxos. Eles ajudam na manutenção do revestimento do intestino e diminuem a absorção de gordura, reduzindo, assim, a absorção do colesterol, por exemplo.

As fibras prebióticas mais comuns são: inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró; pectina, na maçã, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha; e os chamados frutooligossacarideos (FOS), achados em quantidades moderadas na alcachofra, banana, cevada, soja e em produtos de soja, além de algumas frutas secas. Para obter quantidades maiores é necessário realizar a manipulação.

É importante saber que uma existência saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e, sim, de vários fatores que, juntos, proporcionam dia a dia saudável.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2017. Todos os direitos reservados