Feriado é dia de museu

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Às margens do Riacho do Ipiranga Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822. Hoje, portanto, são 195 anos deste dia histórico. Lá – mais especificamente onde fica o Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo – acontece, das 14h às 18h, programação especial e gratuita para relembrar o dia em que Pedro entrou para os livros de história.

Foram agendadas apresentações de teatro, circo, dança, música e poesia. Entre os destaques, está concerto da Osusp (Orquestra Sinfônica da USP) e do CoralUSP, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá. Durante o espetáculo, 130 artistas vão interpretar repertório dedicado às obras de Johann Strauss Jr., Serguei Prokofiev, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, além de temas populares de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjados por Rodrigo Morte. O grupo executa, ainda, o Hino Nacional e o Hino da Independência.

SOBRE O MUSEU
Fazem parte do complexo do Parque da Independência o Museu do Ipiranga, a Casa do Grito, parte do acervo do Museu da Cidade, o Monumento à Independência e o Riacho do Ipiranga. O museu está fechado para reformas desde 2013 deve voltar a abrir as portas apenas em 2022, nas celebrações do bicentenário da Independência.

Hoje, como parte das comemorações, a USP lança concurso público para os projetos de restauro e modernização do local. A competição premiará os três melhores estudos preliminares de arquitetura para o restauro e modernização do edifício-monumento. A escolha será feita por uma comissão especializada. O primeiro colocado celebrará o contrato para a elaboração dos projetos executivos completos do restauro e modernização do museu. Durante o evento serão apresentadas as regras e o site do concurso.

NO GRANDE ABC
Quem não quiser sair da região pode visitar dois importantes museus: o de Santo André, Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Flaquer, 470), e o recém-inaugurado da Sagrada Família, em São Caetano (Praça Cardeal Arcoverde, a entrada é pela lateral direita da igreja) cada um com suas características e programações.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados