Itaú Cultural comemora três décadas de existência com ciclo de filmes brasileiros

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 Trinta anos em 36 filmes. Com o perdão pela licença poética sobre a frase do ex-presidente Juscelino Kubitschek, é dessa forma que serão comemoradas as três décadas de existência do Itaú Cultural, com a mostra 30 Anos de Cinema Brasileiro, que terá início amanhã, às 14h, na Capital (Rua Augusta, 1.475), com o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995).

Segundo a produtora do núcleo de audiovisual e literatura do Itaú Cultural. Camila Fink, nessas três décadas de história a entidade sempre incentivou a criação, a memória e o pensamento crítico sobre a arte e a Cultura do País. “ O cinema esteve presente no Itaú Cultural desde sua criação, seja nas programações da sede e fora dela, no Rumos (programa do instituto para o fomento e incentivo à produção cultural e artística brasileira), na série de Ocupações, em produções próprias como o Iconoclássicos. Portanto, cruzar a produção cinematográfica brasileira com a história do Instituto surgiu naturalmente.”Foram escolhidos, portanto, filmes a partir de 1987, ano de criação da entidade.

Camila destaca as produções feitas após a chamada retomada do cinema brasileiro, em meados de 1995, que aumentaram consideravelmente. “E soma-se a isso o surgimento do digital, que facilitou o desenvolvimento audiovisual. Com uma quantidade maior de filmes sendo produzidos, foi natural a ampliação da diversidade temática que possibilitou a democratização do acesso e espaço para vozes que antes ficavam abafadas pela sociedade. Com isso, houve mais reconhecimento internacional e, consequentemente, mais incentivo público e privado”, analisa.

A programação – que acontecerá diariamente das 14h às 21h30 – vai até o dia 16 e pode ser vista no site www.itaucinemas.com.br. A entrada é gratuita e os ingressos têm de ser retirados uma hora antes do filme.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados