Integração e comodidade para os ambientes

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Karine Manchini

Profissionais modernizam projetos que ajudam na multifuncionalidade dos imóveis

Nos dias de hoje é possível perceber que apartamentos, casas e escritórios estão perdendo espaço e ficando cada vez mais compactos, proporcionando maior comodidade às pessoas. Antigamente, as famílias eram compostas por casal e muitos filhos, o que exigia ambientes mais amplos, mas isso mudou com o passar do tempo devido à inovação e à modernização da construção civil.

Para a arquiteta Carolina Vilela, otimizar espaços de apartamentos e casas pode ser um meio de mudar alguns hábitos rotineiros como estar com a família reunida na hora das refeições. “Desenvolvi um projeto para uma família de quatro pessoas, sendo duas crianças de 10 anos. Sugeri integrar a cozinha com a sala para ter mobilidade, interação e aumentar o ambiente do apartamento, de 104 m². No início, a mãe estava bem resistente, mas acabou cedendo à minha ideia”, explica.

Nesta proposta, a profissional iniciou pela cozinha, que antes era estreita e tinha espaço limitado. “Precisava de alguns armários, então demoli tudo e construí algo que divide os ambientes. Para a cozinha, os armários funcionam com despensa, e para a sala o que seria o fundo do armário, é o home”, detalha Carolina que, além desse projeto, construiu uma bancada de alvenaria revestida com porcelanato, onde a família poderia fazer as refeições e assistir à televisão.

Após colocar em prática a proposta que melhoraria a interação da família, a cliente procurou a arquiteta para elogiar o trabalho e dizer que estavam mais unidos depois da reforma. “Todos trabalham e as crianças ficam na escola o dia todo. Acho que estamos buscando preservar o tempo juntos, é uma boa opção integrar os ambientes, mesmo que cada um esteja fazendo suas coisas particulares”, diz.

Para obter resultados satisfatórios após as reformas, os profissionais das áreas de arquitetura e design de interiores indicam que o projeto seja executado de maneira planejada, pois é fundamental na hora de alcançar os objetivos finais. O ideal é abandonar objetos desnecessários e tentar harmonizar o ambiente com o que se tem. Geralmente, móveis com dupla função ajudam a ganhar espaço. A design de interiores Silene Padoveze, da Padoveze Interiores, indica algumas possibilidades para casas, apartamentos e escritórios. “Substituir portas de abrir pelas de correr embutidas na alvenaria ou drywall. Isso faz com que ambos os lados e as paredes fiquem livres para instalação de armários, quadros, suportes de toalhas e objetos de decoração. Indico também móveis multiuso como colchões, baús, sofá-cama e bancos que possam servir como mesinha lateral de apoio ou assento, caso apareça mais gente. Em escritórios sugiro divisórias de vidro para dar mais leveza ao ambiente e objetos organizadores, pois com cada coisa no seu devido lugar o espaço fica mais limpo, organizado e consequentemente mais amplo”, explica Silene.

Uma dúvida comum que os clientes costumam ter é com relação às cores. Geralmente as pessoas não usam tons escuros nas paredes e móveis, pois acreditam que diminua ainda mais os espaços, dando a sensação de que os cômodos estão apertados. “O preto, ao contrário de pesar, dá profundidade quando bem usado e a impressão de um ambiente maior. Nos meus projetos gosto de trabalhar com tons sóbrios e jogar alguns pontos de cores em coisas que podem ser trocadas facilmente depois, assim, se enjoar, não terá custo alto”, explica a arquiteta Carolina.

Em outras palavras, criar a multifuncionalidade para apartamentos, casas e escritórios pode ser uma boa opção para quem quer ganhar espaço e comodidade. Além disso, os clientes têm uma variedade de opções na hora de escolher como serão projetados os móveis, o uso das cores e os acessórios que melhor se encaixam com o estilo.

“Usar espelhos em pontos estratégicos é muito importante também, assim como juntar ambientes. É sempre uma boa opção e se puder demolir a parede que divide a cozinha e a sala também. Colocar um balcão, que pode ser usado para a mesa de jantar, ajuda na interação entre as pessoas e o ambiente fica mais amplo e mais bonito”, finaliza Silene Padoveze.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados