Stagium dança Gonzaga

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli<br>Do Diário do Grande ABC

 O mote para o trabalho é a riqueza poética e toda colorida deixada pelo compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989). Seu cancioneiro serve de inspiração para movimentos e sentimentos no palco por meio da dança. E quem se encarrega da empreitada é o Ballet Stagium, que se apresenta hoje na região, a partir das 16h, gratuitamente, na área de convivência do Sesc Santo André. O evento faz parte do projeto ABCDança, que circula por cidades da região, além da Capital.
A companhia volta ao Grande ABC desta vez com o espetáculo, batizado Mané Gostoso, tem direção teatral de Marika Gidali e coreografias de Décio Otero. Marika conta que desde a fundação em 1971, “o Ballet Stagium tem se apresentado no Grande ABC, não somente com espetáculos, mas também com palestras e oficinas.”
O título da obra faz alusão a um boneco produzido em madeira – brinquedo infantil típico nas feiras do Nordeste – que tem pernas e braços movimentados por meio de cordões.
Criado em 2007 pela companhia ao lado do grupo Quinteto Violado – que gravou a trilha sonora da obra –, Mané Gostoso coloca na mesma receita o erudito e o popular e mergulha nas raízes do povo brasileiro, com bom humor, de forma simples e poética.
Marika conta ao Diário que o espetáculo “tem sido remontado quase que sucessivamente ao longo destes dez anos.”
Criar em torno de obras de nomes da música brasileira é algo que já virou marca da companhia paulistana, que já soma 46 anos de estrada. O trabalho, assim como vários outros do repertório do Stagium, é resultado de farta pesquisa, inclusive folclórica, e diversas viagens pelo Brasil.
Entre os compositores que o Ballet Stagium já prestou homenagem estão Adoniran Barbosa (1910-1952) e Ary Barroso (1903-1964). Ambos os projetos já foram apresentados na região, este último, inclusive, em 2016.

Ballet Stagium – Mané Gostoso – Dança – Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Entrada grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados