Festival internacional de documentários chega a São Paulo na sexta-feira

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Muitas são as produções no mundo que contam histórias reais. E grande parte das produzidas no último ano será exibida na 22ª edição do festival internacional de documentários É Tudo Verdade, que começa no Rio de Janeiro, na quinta, e chega a São Paulo na sexta-feira. Na Capital, segue até o dia 30 em alguns pontos culturais da cidade.

O documentário que abre o evento para os paulistas na sexta, a partir das 19h, no Cinearte (Avenida Paulista, 2.073), é o Cidade de Fantasmas, do diretor norte-americano Matthew Heineman. Ele filmou jornalistas do grupo Raqqais Being Slaughtered Silently, que arriscam a vida para registrar em vídeos e fotos todas as atrocidades do Estado Islâmico, que tomou sua cidade, na Síria, em março de 2014.

Também vai acontecer a competição brasileira de curtas (nove documentários), além de longas ou médias-metragens, que apresentará ao público sete filmes, todos em estreia no País. O título vencedor conquista o prêmio É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e um troféu criado pelo artista Carlito Carvalhosa. Entre as produções estão A Terceira Margem, Em um Mundo Interior, Quem é Primavera das Neves e Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas. Já na categoria internacional de curtas foram selecionados nove filmes, e na de médios e longas, 12.

Além disso, também estão programados projeções especiais, conferências, retrospectivas, lançamentos, oficinas, debates e mesas-redondas. Para saber a programação completa, acesse http://etudoverdade.com.br.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados