Relaxa e se molha

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Amanda Guilhen

O dia a dia corrido tem feito com que as pessoas busquem alternativas de conforto e lazer para dentro da própria casa. Nos banheiros, essa tendência fica por conta das banheiras que, quando instaladas de forma planejada, promovem conforto e relaxamento. A administradora Marcela Facundo, de São Caetano, escolheu o item de luxo há três anos e aprova a ideia, que fez toda a diferença, principalmente para os filhos. “Eles têm 8 e 3 anos e fazem uma festa todos os dias na hora do banho”, conta.

É fundamental se atentar para alguns pontos importantes antes de decidir pela instalação de uma banheira em casa. O primeiro passo é observar a instalação hidráulica para verificar se está tudo correto com o ponto de saída e o esgoto. “Muitas pessoas têm receio de futuros vazamentos. Sempre recomendamos a busca por uma equipe técnica que possa se atentar a essa parte”, aconselha a arquiteta de São Caetano Thais Kalitin.

Também é preciso de um ponto elétrico para o funcionamento do aquecedor, necessário em alguns modelos, mas recomendado para todos, para manter a água quente por mais tempo. Além disso, deve-se levar em consideração o acesso e a circulação, além do tipo de revestimento que será aplicado nestas áreas para evitar algum acidente. “No local onde a banheira será instalada o contrapiso deverá estar impermeabilizado para evitar vazamentos”, alerta o arquiteto andreense Marcos Ribeiro.

TENDÊNCIA

São várias as opções para quem está em busca desse conforto. A proprietária da loja Bella Telha, de Mauá, Maria José Czimmermann, conta que atualmente a maior procura está por produtos que caibam em pequenos espaços, com design e beleza. “O branco é sempre a cor preferida, pois combina com tudo”, conta. Uma das tendências do momento são as freestandings, conhecidas por serem de fácil adaptação em qualquer lugar que o dono deseja, pois não são embutidas como as que precisam de uma base de alvenaria. Já os ofurôs geralmente são de madeira e utilizados para banhos de imersão.

A escolha mais requintada é o spa, que oferece jatos de hidromassagem, aquecedor, entre outros benefícios. “Estas instalações são as que precisam de maior cuidado devido à utilização de motobomba, que exige atenção ao acesso para manutenção do mesmo”, afirma Ribeiro. O especialista acrescenta ainda que hoje existem modelos que possuem tecnologia com entradas de cabos USB, e até áudio e vídeo.

A criatividade para deixar o momento do banho ainda mais luxuoso não para por aí. Atualmente, banheiras, ofurôs e spas individuais têm ganhado espaço também fora do banheiro, como nas sacadas dos apartamentos. Nesse caso, além das preocupações hidráulica e elétrica, é preciso analisar o peso do produto, a estrutura existente e ter aprovação da construtora para a instalação.

O conforto também tem sido adaptado nas peças para pessoas com deficiências físicas, mobilidade reduzida e idosos. “Esses modelos possuem porta, assim não é preciso levantar a perna para entrar. Além disso, em alguns modelos a própria água segura a porta, o que dá segurança”, explica Maria José Czimmermann. Considerando os diferentes modelos e serviços oferecidos, o preço de compra e instalação deste tipo de produto varia de R$ 2.500 a R$ 30 mil.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados