Diversão mora ao lado

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Janine Abrão

Grande parte dos milhões de turistas que viajam anualmente à região do Vêneto, na Itália, nunca ouviu falar sobre o seu pequeno balneário, o Lido di Venezia. A maioria o descobre quase que por acidente. Situada ao Sudeste de Veneza, a ilha não costuma figurar nos roteiros turísticos tradicionais, mas para os que se arriscam a ir um pouco além do itinerário comum, desbravar Lido e seus 18 quilômetros de litoral se prova um deleite aos olhos e aos sentidos.

Apesar da vizinha famosa, não espere encontrar em Lido canais com gôndolas ou barcos, uma vez que a ilha oferece uma infraestrutura mais moderna com ruas pavimentadas, onde é permitida a passagem de automóveis e bicicletas. Não que isso comprometa o espírito de Lido. Aliás, seu charme está justamente na harmonia com que diferentes mundos convivem em um mesmo espaço, já que lá podemos vivenciar de uma só vez a leveza do litoral, a casualidade do dia a dia contemporâneo e a beleza de prédios históricos, com o panorama único de Veneza ao fundo.

Os 18 quilômetros de ilha são fáceis de percorrer. Para começar siga o mar e deixe a brisa te levar, não tem como se perder. Quando cansar de pedalar, vá conhecer a praia, colocar o pé na areia e se banhar nas águas do Mar Adriático. Para chegar lá, siga o calçadão principal Gran Viale Santa Maria Elisabetta até o fim, do outro lado da rua vai avistar o BlueMoon, que seria a entrada para spiaggia pubblica (praia pública). O local oferece uma boa estrutura para as turistas, com banheiros, duchas e até mesmo lojas, para os mais desprevenidos, onde é possível comprar roupas de banho. Uma curiosidade para nós, brasileiros, são as inúmeras tendas fixas, uma espécie de minibangalôs, disponíveis para locação dos banhistas que curtem um pouco mais de conforto.

MANGIA CHE TE FA BENE

Regra básica número um: se estiver de viagem à Itália coma muito e aproveite uma das mais celebradas gastronomias do mundo de todos os tempos. Lido não deixa nada a desejar nesse quesito e oferece uma vasta gama de opções para apreciar a culinária única do Vêneto. Logo ao desembarcar no porto, os turistas são recepcionados por uma dezena de gelaterias e cafeterias típicas, andando um pouco mais, a boca começa a salivar cativada pelo desfile de aromas que dominam o calçadão principal. Como toda boa casa italiana, os menus são fartos e oferecem todas as variações de pizzas e massas dos nossos sonhos. Para os amantes de frutos do mar, a boa pedida é caminhar até a orla da praia e escolher um dos diversos restaurantes para saborear iguarias frescas. Tudo acompanhado por um bom e original vinho italiano.

Na hora do happy hour é comum avistar os italianos tomando bebida rosada, é o famoso Spritz, um coquetel à base de vinho branco e Aperol ou Campari, servido com uma azeitona. Peça o seu à beira da praia e saboreie o verão italiano como um verdadeiro profissional. Não se esqueça de degustar a azeitona, que dá a liga perfeita aos sabores.

Se hospedando em Lido, a dica é comprar o passe do Vaporetto para a ilha principal, mas não se intimide com os preços do que pode ser o transporte público mais caro que você já viu. Uma passagem individual entre as ilhas custa dez euros, mas se informando melhor você pode escolher um dos time tickets mais convenientes ao seu itinerário. A companhia de Transportes Alilaguna oferece passes de 24 a 72 horas que variam de 30 a 65 euros. Parece caro, mas fazendo as contas o valor é menor do que o de uma diária em um bom hotel do centro histórico de Veneza e com o passe dá para circular livremente entre todas as ilhas do arquipélago, que inclui outras maravilhas menos conhecidas como Murano, Burano e Torcello.

Murano é uma pequena, charmosa e pacata ilha situada na Lagoa de Veneza, conhecida mundialmente pela produção de obras de vidro com uma técnica peculiar, o sopro. Na chegada ao local, o roteiro principal gira em torno das diversas lojas e de uma visita a uma das fábricas mais antigas em funcionamento. Mas passado o burburinho inicial sobre o vidro de Murano, é possível adentrar as ruelas da ilha e ver o dia a dia de sua gente simples, comprar um sorvete em um quiosque típico e se admirar com beleza conservada do local, uma versão menor de Veneza e quase intocada pelos turistas. Vale uma tarde de visita

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados