O espetáculo musical colorido e animado da banda Baleia Banguela encerra a Mostra de Processos 2024 da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, em Santo André, neste domingo (1º). A apresentação, aberta e gratuita, terá início às 12h30, no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, localizado no Parque Jaçatuba.
Ao todo, cerca de 150 alunos, entre crianças e adultos, vão participar com suas famílias da programação, que terá início neste sábado (30), às 9h, e segue até as 11h45. Neste domingo, recomeça às 9h até terminar com o espetáculo convidado que traz releituras de sucessos de diferentes décadas, artistas e ritmos, como lambada e pop rock, mas sempre com foco em estimular o movimento. Todas as atividades são abertas.
As criações cênicas, audiovisuais e musicais que compõem a programação da mostra incluem apresentações de percussão, canções, bailão-performance, mitologias brasileiras e cenas contemporâneas, além de exposição de aquarelas e bordado, bonecos, fotografias e cerâmicas. A programação completa está disponível no Instagram da Secretaria de Cultura (@secult.santoandre).
A Emia Aron Feldman foi criada em 1990 com uma proposta artística e pedagógica focada no acesso de crianças e adolescentes a práticas artísticas integradas, estimulando a criatividade, o convívio, a expressão e a linguagem poética. A ideia é promover o protagonismo da criança, com o fazer colaborativo e criativo, por meio da integração entre as linguagens artísticas (artes visuais, música e teatro).
Atualmente, a Emia atende crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos nas linguagens artísticas, e maiores de 17 anos e adultos nas turmas de cerâmica. As linguagens desenvolvidas na escola são divididas em Mias (Módulos de Iniciação Artística) baseados nas idades, e contam com até quatro artistas educadores diferentes interagindo simultaneamente ou sucessivamente em uma mesma turma. As aulas acontecem uma ou duas vezes por semana de acordo com a faixa etária.