Projeto Hip Hop Pulsa traz Thaíde e Rappin Hood a Santo André

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Beatriz Mirelle

A primeira edição do projeto Hip Hop Pulsa, promovido pelo Coletivo Riso, terá shows de rappers como Thaíde e Ieda Hills (sexta, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes) e Rappin Hood e Stefanie (no Saguão do Teatro Municipal, no dia 23), em Santo André, além de encontros, debates, oficinas, batalhas de rimas e outras atividades que exaltam esse movimento cultural criado em 1973. 

Idealizada pelo rapper e produtor cultural Arnaldo Tifu, a programação começa nesta sexta no Carlos Gomes, na Rua Senador Flaquer, das 18h às 22h. O espaço receberá rodas de histórias, danças urbanas, grafite, exposições e shows. De acordo com Tifu, a iniciativa visa reforçar a importância do hip hop na promoção de entretenimento, geração de renda e educação para os moradores do Grande ABC. 
 
No sábado (3), a Feira de Brechós do ABC, organizada por Miriã dos Santos, dará continuidade à programação no Carlos Gomes, das 10h às 18h, com discotecagem dos DJs Ajamu (da Festa Sintonia), Makaspliff e Belldadee. A programação completa está disponível no site do Diário (www.dgabc.com.br) e no instagram do projeto (@coletivoriso). 
 
“Toda cultura periférica é criminalizada. Com o hip hop, isso não poderia ser diferente. Atividades como essa ajudam na expansão do conhecimento e na propagação dos elementos desse movimento (composto por DJ, MC, breaking e grafite). Queremos mostrar ao poder público que a cultura hip hop salva vidas diariamente e que possibilita não apenas o entretenimento, mas também os direitos a ter uma vida mais saudável, a ter acesso a empregos e renda, além de possibilitar uma saúde mental melhor. A cada evento, conseguimos fomentar uma grande cadeia produtiva”, analisa Arnaldo Tifu. 
 
De acordo com o produtor cultural, agosto é considerado o mês do hip hop. “Em 11 de agosto de 1973, ocorreu uma festa na casa do DJ jamaicano Kool Herc e esse momento ficou reconhecido como o início do movimento”, conta. “Desenvolvo outras atividades, como o rapterapia, que instigam o contato da juventude com essa cultura, e senti a necessidade de planejar um projeto como o Hip Hop Pulsa.” 
 
Inicialmente, Tifu tinha planejado que seriam quatro encontros, mas a ação se expandiu e foram divulgadas 12 datas com eventos temáticos. O espaço A CASA, na Avenida Industrial, 1740, sediará rodas de conversa sobre os quatro elementos do hip hop entre os dias 6 e 20, das 19h às 21h. 
 
O Festival RAPterapia está marcado para 17 de agosto no Links 207 (Rua do Bosque, número 207, Jardim Bela Vista), com a presença de DJ Voodoo, Jeyow J, Killabi, Odisseia das Flores, Carol Delleteze e Ashira. 
 
“É uma ação do Coletivo Riso, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santo André. Queremos tornar a programação anual e priorizamos a presença dos artistas da região em todos os encontros. A cultura é muito grande e esse projeto é uma faísca que quer trazer à tona a efervescência das produções do Grande ABC. Visamos também a que o poder público entenda a necessidade de geração de renda entre os integrantes do movimento hip hop da região, além de pensar em formas de desburocratização dos processos de editais”, conclui Arnaldo Tifu. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados