Imagens de quatro fotógrafos do Grande ABC exibem paisagens de Santo André

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Evaldo Novelini

As sete cidades da região guardam um universo de detalhes escondidos da pressa do dia a dia. Olhos treinados, todavia, são capazes de enxergá-los – e de transformá-los em arte. A prova está nas 22 fotografias da exposição O Mundo à Nossa Volta, que abre neste sábado, a partir das 17h, no Ateliê Espaço Natureza Impressa, em Santo André. A entrada é franca.

 
Quatro fotógrafos do Grande ABC – Nário Barbosa, ex-Diário, Júlio Bastos, Maristela Raineri e Wilson Rodrigues – perambularam por ruas e parques públicos andreenses para fazer retratos, coloridos e em preto e branco, de cenas do cotidiano que passam despercebidas para a maioria dos indivíduos.
 
“Se você nunca parou para pensar de onde vem ou para onde vai o mundo à nossa volta, sugere-se caminhar por essa exposição de fotografias voltando seus olhos também para dentro”, convida o curador Marcello Vitorino. “(Os fotógrafos saem) em busca de uma espécie de território imaginário que possa representar suas idiossincrasias e (...) vão construindo seus universos particulares”, completa.
 
Segundo Vitorino, as imagens que compõem a exposição foram captadas tanto por máquinas profissionais, como potentes DSLRs digitais, quanto por telefones celulares. “E tanto faz, pois o que realmente importa é a busca pela materialização daquilo que se viu, o reencontro com a poesia da vida cotidiana e seus momentos decisivos representados em cores, linhas, formas e contrastes, sonhos e devaneios que, na fotografia, se assentam com a naturalidade de quem contempla uma paisagem perdida”, ilustra o curador.
 
Os quatro fotógrafos que participam da mostra coletiva têm vasta experiência na área. Natural de Cedro de São João, interior de Sergipe, onde cresceu em família de bordadeiras, Nário Barbosa exerce o fotojornalismo no Estado de São Paulo há 30 anos, inclusive no Diário. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais, teve fotos premiadas e oferece palestras e oficinas.
 
Júlio Bastos é fotojornalista e documentarista, ativista ambiental e militante da cultura no Grande ABC há cerca de três décadas. Preservacionista, nasceu na região serrana do Estado do Rio e é defensor do patrimônio histórico e natural, atuando como conselheiro em Santo André. Na exposição, pretende alertar para o tema da emergência climática.
 
Maristela Raineri Mazzucatto é fotógrafa amadora. Nascida e criada no Grande ABC, já publicou no jornal ABCD Maior (2010 a 2016), na Revista Mortal, no site Pastilhas Coloridas. Alega que fotografa por impulso os shows dos amigos e os caminhos por onde passa.
 
Já Wilson Rodrigues é natural de São Paulo e iniciou seus estudos em fotografia na Escola Panamericana de Artes, em 1984. Atuou em estúdio, laboratório e também como fotógrafo em jornais e como freelancer para galerias e artistas.
 
Vitorino argumenta que, ao percorrer o trabalho dos fotógrafos, é possível descobrir outras facetas de enxergar Santo André e o Grande ABC. “Rastros, pegadas, vestígios inclusive do que pode vir a ser. Fantasmagoria, solidão, encantamento e ilusão, tudo isso e o que mais você descobrir nessa sua incursão compõem o léxico d’o mundo à nossa volta.”
 
CONVERSA
Os quatro fotógrafos estarão presentes na abertura da exposição, a partir das 17h de sábado, quando participarão de uma roda de conversa. A mostra fica aberta até 24 de agosto, aos sábados, segundas e terças-feiras, das 10h às 15h. O ateliê está na Rua 11 de Agosto, 47, na Vila América. Informações: (11) 99383-4661.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados