Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paulo Basso Jr.

O esqui no Chile é uma atração turística e tanto para os brasileiros. Todos os anos, milhares de pessoas viajam para lá entre junho e outubro para se divertir em algumas das melhores estações para a prática do esporte na América do Sul.

A maioria das pistas de esqui chilenas fica no sul do país. Elas costumam conquistar os brasileiros graças a duas características: estão inseridas em parques nacionais, com lagos e montanhas compondo a paisagem, e ficam na encosta ou próximas a vulcões, oferecendo a condição ideal para esquiar em alta velocidade.

Mas há também locais mais acessíveis, como Valle Nevado, que fica pertinho da capital, bem como Santiago, e Portillo, uma das melhores estações de esqui do mundo. Esses lugares, de quebra, são ótimos de aprés-ski, ou seja, atividades para curtir na montanha além do esporte, como ir a restaurantes e bares, fazer compras, curtir festas e aproveitar o clima aconchegante dos lugares aquecidos.

Entre as principais estações de esqui do Chile destacam-se:

  1. Valle Nevado
  2. Portillo
  3. Nevados de Chillán
  4. Corralco
  5. Los Arenales
  6. Las Araucarias
  7. Antuco
  8. Antillanca
  9. Pucón
  10. Cerro Mirador

Neste artigo, você vai conhecer detalhes de todas elas e pegar dicas preciosas para esquiar – você sabia, por exemplo, que existem seguros viagem especializados para quem vai esquiar?

Dividi o post em tópicos para facilitar sua vida:

  • 10 estações de esqui no Chile
  • Dicas para esquiar pela primeira vez
  • O que você precisa saber antes de ir ao Chile

E aí, preparado?

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para o Chile.

10 estações de esqui no Chile 

Confira os detalhes das principais estações de esqui do Chile:

1 – Valle Nevado

Divulgação
Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país
Valle Nevado

Valle Nevado, no Chile, faz parte da lista de destinos de inverno favoritos dos brasileiros. A estação de esqui fica a cerca de 60 km de Santiago e oferece hospedagens em três hotéis.

Além das aulas tradicionais de esqui e snowboard individuais, ou das descidas em si, para quem é mais experiente, quem vai à região pode fazer caminhadas com raquetes de neve e lições de randonnée, espécie de marcha na neve. O Valle Nevado conta com uma equipe de instrutores bilíngues para os que não falam o espanhol.

Se a ideia é passar algumas noites na estação, este link traz boas opções de hospedagem em Valle Nevado. Há quem prefira, porém, fazer apenas tours de Santiago para lá. Se for o seu caso, confira aqui informações e valores.

2 – Portillo

Divulgação
Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país
Portillo

Além de contar com diversos tipos de acomodações confortáveis e completas, Portillo tem uma infraestrutura com atrações para viajantes de todas as idades. Piscina, jacuzzi, sala de ioga, discoteca e quadra poliesportiva são algumas das opções.

O complexo também se destaca quando o assunto é gastronomia. O restaurante principal do hotel Portillo, por exemplo, serve receitas deliciosas com vistas para a belíssima Laguna del Inca. Já o Self Service, ao lado da recepção, é indicado para refeições rápidas.

Também é possível tomar drinques e degustar sushis no charmoso bar, onde em todas as noites há música ao vivo, e viver experiências inesquecíveis no Tío Bob’s, que foi eleito um dos melhores locais do mundo para après ski. Ali, é possível provar peixes e carnes grelhadas em um terraço no alto da montanha, em meio a uma paisagem de tirar o fôlego de tão linda.

Para completar, Portillo conta com uma Escola de Esqui de primeiro nível. O local reúne dezenas de instrutores poliglotas, diversos deles aptos a ensinar, inclusive, crianças e iniciantes por meio de aulas particulares ou em grupo.

Recomendo passar algumas noites em Portillo. Caso não dê, a dica é fazer um tour de um dia que parte de Santiago e passa não apenas pela estação de esqui, mas também pela linda Laguna del Inca. Confira aqui informações e valores.

3 – Nevados de Chillán

Divulgação
Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país
Vista do centro de esqui, no Chile

O centro de esqui Nevados de Chillán é um dos mais completos do país. O local é conhecido mundialmente pela excelente qualidade de sua neve e pela beleza de seus arredores. Os destaques incluem fontes termais vulcânicas, grandes extensões de mata nativa e uma vista panorâmica de neve e montanhas.

A estação tem uma área de esqui de 10 mil hectares, adequada para todos os tipos de esportes de inverno. Além de contar com mais de 30 pistas, Chillán ganha protagonismo por incluir a via mais longa da América do Sul, com 13 km de extensão, chamada “Las Tres Marias”.

Chillán também tem uma ampla gama de hotéis, incluindo resorts com spa, além de atividades ao ar livre, como trekking, mountain bike e muito mais. Entre as opções de hospedagem destacam-se: Hotel Nevados de Chillan, Hotel Alto Nevados e Departamento Andes Chillan.

4 – Corralco

Divulgação
Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país
Local é um dos favoritos dos esquiadores de nível avançado

Inserido na Reserva Nacional Malalcahuello, o centro de esqui de Corralco é o favorito de centenas de esquiadores de nível avançado do Chile e do mundo.

Com mais de mil metros de altura, o local possui 26 pistas. A região conta com mil hectares esquiáveis, cercados por uma floresta de araucárias de mais de mil anos. Além disso, ele oferece uma bela vista do vulcão Lonquimay.

Uma vez na região, dá para se hospedar em locais como o Valle Corralco Hotel & Spa e o  Cabañas Alto Lonquimay.

Já comprou seguro viagem? Use o cupom ROTADEFERIAS15 para ganhar 15% de desconto.

5 – Los Arenales

Localizado apenas 8 km a leste do vulcão Lonquimay e em meio a floresta araucária chilena, Los Arenales oferece uma alternativa menos concorrida para a prática de esportes de inverno. O local também é bom para conhecer a cultura mapuche, já que diversas famílias nativas vivem na região.

O centro de esqui é composto por seis faixas, divididas por níveis de dificuldade em 500 hectares esquiáveis. Suas paisagens e fauna vêm de brinde: o local conta com vários vulcões em seu horizonte e um grande número de animais em seu entorno, como raposas, coelhos, lebres e condores.

Para quem procura boa relação custo-benefício na hora de se hospedar, as dicas são o Hotel Newen, o Hotel Luanco e o Hotel Frontera Clásico.

6 – Las Araucarias

Divulgação
Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país
Local oferece atrações para todos os gostos

No sopé do Vulcão Llaima, o centro de esqui Las Araucarias fica no coração do Parque Nacional Conguillío, a nordeste de Temuco. O local aposta nas suas paisagens, com florestas de antigas araucárias e lagoas das cordilheiras.

Além de poder esquiar, fazer snowboard e caminhar, o viajante pode participar de excursões com raquetes de neve, jantares temáticos, festas com karaokê e muito mais.

Entre os hotéis disponíveis nas proximidades vale a pena consultar o Los Pioneros.

7 – Antuco

Pertinho do Vulcão Antuco, localizado no interior do Parque Nacional Laguna del Laja, e a 89 km da Los Angeles chilena, o centro de esqui Antuco oferece trilhas imersas em florestas nativas e com vista dos vulcões. É o destino ideal para passar dias tranquilos ou aprender a esquiar, já que a estação não conta com grandes multidões.

O local tem escola de esqui, teleféricos, aluguel de equipamentos, cafeteria e a sede do Los Angeles Ski Club, com acomodações e restaurante abertos o ano todo.

Para quem vai esquiar, uma boa opção de hotel na região é o Puelche de Antuco.

Já comprou seu chip viagem Chile? Encontre aqui ótimas ofertas.

8 – Antillanca

Divulgação
Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país
Centro de esqui para aproveitar no Chile

Para quem gosta de aventura, o resort de inverno Antillanca é a escolha ideal. Ele é um dos mais importantes do Sul do Chile e está localizado no vulcão Casablanca, no meio do Parque Nacional Puyehue.

O local propõe a prática do principal esporte de inverno também fora das pistas tradicionais: você pode fazer descidas extremas na encosta da montanha, em uma área conhecida como uma das mais radicais para praticar snowboard no Chile.

Para quem gosta de ecoturismo e de aventura, o verão no Antillanca oferece caminhadas, escaladas e até passeios por grutas vulcânicas.

Há bons hotéis nos arredores, entre eles o Hotel Termas Puyehue Wellness & Spa Resort.

9 – Pucón

Divulgação
Esqui no Chile – Conheça 10 estações de inverno no país
Vista da montanha em Pucón

Ótimo destino de snowboard, graças aos seus “half-pipes” e canyons naturais, o centro de esqui de Pucón é um dos mais modernos do Sul do Chile.

Localizada pertinho da cidade de mesmo nome, a estação conta com pistas modernas, o que fez com que o local se tornasse anfitrião de importantes competições internacionais de esportes de inverno.

De quebra, os mais aventureiros podem aproveitar para fazer um incrível tour com escalada no Vulcão Villarrica, que dá o tom da paisagem local.

10 – Cerro Mirador

Dentro da Reserva Nacional Magalhães, o Cerro Mirador oferece vista da cidade de Punta Arenas, com o mar ao fundo. Ideal para ser visitado com a família, o destino conta com trilhas para contemplar toda sua vegetação.

O Cerro Mirador Ski Center tem 11 pistas. Seu ponto mais alto é de 600 metros de altura, o que o torna um excelente mirante do Estreito de Magalhães e da Terra do Fogo.

Dicas para esquiar pela primeira vez

Quem vai esquiar pela primeira vez precisa se atentar a alguns cuidados, como aluguel do material, como colocar os esquis, que roupa levar, como identificar as pistas e os primeiros movimentos.

Por isso, preparei este guia completo com tudo que você precisa saber para esquiar pela primeira vez. A boa notícia é que o Chile é um ótimo lugar para se iniciar na prática.

O que saber antes de ir ao Chile

O Brasil tem um acordo com a maioria dos países da América do Sul, como o Chile, que dispensa a apresentação de passaporte e visto. Basta portar a carteira de identidade original para entrar no país, desde que o documento esteja em bom estado de conservação, tenha foto recente e menos de dez anos de expedição.

Vale ressaltar que apenas a carteira de identidade e o passaporte são aceitos para acesso ao Chile. Outros documentos, como CNH, carteira profissional e de trabalho, não são válidos.

Quando planejo minhas viagens para o Chile, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, porque ele vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e gosto mais da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Tem dois ótimos serviços que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers. Um é o Get Your Guide e o outro é o Civitatis. Ambos são muito completos.

Onde reservar: Get Your Guide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados