Amigdalite

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Imagem: Internet

Não é do conhecimento de todos a importância das amígdalas, estrutura muito importante para o nosso corpo e organismo, principalmente durante a fase infantil e adolescência.

As amígdalas são encontradas perto da garganta e ajudam na defesa do nosso organismo. É normal que ao respirarmos alguns agentes infecciosos entrem pela nossa boca, principalmente durante essa época mais gelada, na qual aumentam doenças como gripes, resfriados, dores de garganta entre outras, e é as amígdalas que iniciam a produção de anticorpos para fazer a defesa do nosso organismo. 

Mesmo com essa função de defesa, a otorrinolaringologista Dra. Silvana Belloto, do Hospital e Maternidade Assunção faz um alerta. “As amígdalas e a adenóide, quando aumentam de tamanho ou estão infeccionadas, geralmente, causam febre e dificuldades para comer”, explica.
 
As conhecidas infecções virais ou bacterianas, mal estar e halitose, geralmente são amigdalites, doenças ligadas a amígdalas. São mais comuns durante a fase infantil, mas também podem aparecer em adultos. O tratamento pode ser feito com anti-inflamatórios ou antibióticos, dependendo da doença.
 
No passado era mais comum os médicos indicarem a retirada das amígdalas. Hoje é indicada apenas para casos específicos, como quando os pacientes que sofrem com mais de sete crises de amigdalites durante um ano, passam por apneia obstrutiva ou por causa da doença chegam a ter convulsão febril.
 
Para evitar e prevenir doenças ligadas a amigdalite a médica ressalta ainda que é possível prevenir as amigdalites e que os pacientes que se alimentam bem, dormem com qualidade e respiram bem pelo nariz, e não pela boca, tornam-se menos suscetíveis a infecção. Em casos recorrentes da doença, pode-se ainda optar por tratamentos com vacinas ou medicação via oral.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados