|
Mistura de materiais marcou desfiles da marca Carolina Herrera |
As semanas de moda que acontecem nas principais capitais do mundo são responsáveis por ditar as tendências da estação, mas muitas vezes não conseguimos visualizar exatamente o que dessa miscelânea de modelos e cores podemos utilizar em nosso dia-a-dia. Aproveitando os últimos desfiles de outono/inverno ocorridos na Semana de Moda de Nova York, mostraremos como as ideias das passarelas podem ser incorporadas ao guarda-roupa brasileiro.
MATERIAIS
O inverno pede tecidos mais pesados e quentes, como couro, lã, brim e pele (falsa). No entanto, considerando que o nosso frio é mais ameno do que em terras do Hemisfério Norte, outros materiais não típicos da estação podem ser utilizados nas roupas de maneira harmônica e igualmente elegante. Em muitos desfiles percebemos peças que misturam mais de um tecido, como cetim, seda, chiffon, viscose e algodão.
Dica de estilo - Misturar texturas, ainda que na mesma cor, deixa o look bem mais interessante. Por isso, não abandone aquela camisa mais fina tão usada no verão. Integre-a em suas escolhas de inverno e aumente suas opções de combinações.
CINTURA
Usar roupas com mais tecido e que não se ajustam tanto ao corpo não significa ficar menos feminina. Marcar a cintura com um cinto valoriza a silhueta da mulher e cria curvas. Mesmo sobre roupas mais grossas, como suéteres e casacos, a cintura marcada se mostrou presente em quase todas as marcas, desde o brasileiro Alexandre Herchcovitch – que normalmente apresenta formas mais retas – até a ultrafeminina Carolina Herrera.
Dica de estilo - Para manter uma silhueta alongada, escolha um cinto de cor igual ou próxima à da roupa. Cores contrastantes podem diminuir visualmente sua altura.
|
Minissaia com botas de cano longo: sugestão da grife Rebecca Monkoff para invernos mais amenos |
PROPORÇÕES
Exatamente por não vivenciarmos invernos tão intensos, a possibilidade de usar curtos e longos fica ainda mais atraente. Uma blusa com comprimento maior, usada com minissaia e botas de cano longo, fica extremamente interessante. Da mesma maneira, uma saia longa com casaquinho mais curto são ótimas escolhas.
Dica de estilo - Manter proporção de dois terços entre duas peças de roupa fica muito mais interessante visualmente do que ter duas peças em proporções iguais. Portanto, se a parte de cima for mais longa, opte por uma peça menor na metade inferior do corpo e vice-versa.
ESTAMPAS
Uma tendência que foi muito forte no verão continua nas estações mais frias. Misturar estampas nas composições transmite mais dinamismo e casualidade. A maior diferença fica na escolha das cores. Tons mais sóbrios e opacos combinam com a elegância das cores do outono e inverno.
Dica de estilo - Para não errar na combinação, procure escolher estampas que tenham duas ou mais cores iguais. Desta forma, o contraste entre elas não será tão expressivo e esse compartilhamento de tons gerará harmonia e equilíbrio.
* Renata Falcão é consultora de Imagem e Estilo, integrante da Aici (Association of Image Consultants International) e escreve artigos sobre estilo e comportamento no blog www.coisasdanata.com.